A primeira coisa a se fazer ao receber a notificação de um crime, é buscar informações e se inteirar do que diz respeito o processo. O segundo passo, é buscar ajuda de um advogado especialista que saberá tomar todas
as medidas cabíveis nesta situação. Ressaltado que se você assinou a carta de citação, entende-se que já tem a ciência a respeito do processo. Então, a partir disto, tem-se um prazo de 10 dias corridos para apresentar sua resposta a esta acusação contando sua versão sobre os fatos.
Contudo, se você não tiver disponibilidade financeira para arcar com advogado particular, o Estado detém de alguns mecanismos que facilitam o acesso de todos a Justiça, como a Defensoria Pública ou quando necessário Advogado Dativo. Entretanto, vale destacar que, nem todos os municípios têm disponibilidade de defensor em todas as áreas. Nesses casos, em que não há defensor público, é recomendado ir até à secretaria da Vara Criminal o qual recebeu a notificação, e informá-los está sem advogado constituído e fazer a solicitação de um advogado dativo, para que os mesmos providenciem.
O advogado dativo é aquele que representa defensor público na sua ausência, contudo, não se pertence a Defensoria Pública. Este, só atua ajudando na defesa do acusado, e com isso, garante a assistência jurídica gratuita para aqueles que não possuem condições de arcar com as despesas de um advogado particular. Para que tenha acesso à justiça gratuita é preciso comprovar a incapacidade financeira de pagar as despesas
processuais bem como aqueles com um advogado particular.
Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!