worried-businessman-working-at-his-desk-in-his-PNSMRMY

Fui acusado de um crime. O que fazer?

A primeira coisa a se fazer ao receber a notificação de um crime, é buscar informações e se inteirar do que diz respeito o processo. O segundo passo, é buscar ajuda de um advogado especialista que saberá tomar todas
as medidas cabíveis nesta situação. Ressaltado que se você assinou a carta de citação, entende-se que já tem a ciência a respeito do processo. Então, a partir disto, tem-se um prazo de 10 dias corridos para apresentar sua resposta a esta acusação contando sua versão sobre os fatos.

Contudo, se você não tiver disponibilidade financeira para arcar com advogado particular, o Estado detém de alguns mecanismos que facilitam o acesso de todos a Justiça, como a Defensoria Pública ou quando necessário Advogado Dativo. Entretanto, vale destacar que, nem todos os municípios têm disponibilidade de defensor em todas as áreas. Nesses casos, em que não há defensor público, é recomendado ir até à secretaria da Vara Criminal o qual recebeu a notificação, e informá-los está sem advogado constituído e fazer a solicitação de um advogado dativo, para que os mesmos providenciem.

O advogado dativo é aquele que representa defensor público na sua ausência, contudo, não se pertence a Defensoria Pública. Este, só atua ajudando na defesa do acusado, e com isso, garante a assistência jurídica gratuita para aqueles que não possuem condições de arcar com as despesas de um advogado particular. Para que tenha acesso à justiça gratuita é preciso comprovar a incapacidade financeira de pagar as despesas
processuais bem como aqueles com um advogado particular.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
delcid-advogado-criminal

Network Business Tower

Alameda Terracota, 185 – sala 901 – Torre Park – (Espaço Cerâmica) – São Caetano do Sul – SP

Contato

(11) 2376-0385
contato@delcidadvogados.adv.br

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 19:00

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2019 DelCid Advogados – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

Open chat