handcuffs-and-judge-gavel-on-brown-wooden-table-PGEH8JC

Fui preso em flagrante, por delito ou preventivamente pela justiça o que fazer?

A prisão em flagrante é aquela decretada durante o cometimento do ato infracional, ou logo após o ocorrido, com isso, independe da ordem do juiz, e pode ser decretada por qualquer cidadão, policial ou não. O prazo máximo que uma pessoa presa em flagrante pode permanecer presa deve ser de 24 horas. 

Já a prisão preventiva, pode ocorrer tanto durante as investigações quanto no decorrer da ação penal, se alguma prova se vincular o sujeito com o crime, para que esta prisão seja decretada é preciso de uma ordem judicial, e só pode ser realizada por algum representado do Ministério Público ou alguma autoridade policial. 

Em ambas as situações, a primeira coisa que deve ser feito ao ser conduzido até a delegacia de polícia, é tentar comunicar-se com algum advogado de confiança, ou entrar em contato com algum familiar para que eles providenciem o advogado. 

Caso, não conheça nenhum advogado, deve informar a autoridade responsável para que seja acionado a Defensoria Pública. Dessa forma, se o crime cometido tiver pena prevista inferior a quatro anos, o delegado pode arbitrar a fiança. Vale ressaltar que, independentemente, de ter ou não o advogado, deve o delegado fixar a quantia da fiança, contudo, nem sempre isso acontece, e o advogado pode acelerar esse processo. 

Em casos  de o flagranteado ser chamado para prestar depoimento na ausência de seu advogado, é recomendado que não responda a nenhuma pergunta enquanto não tiver sido instruído por seu advogado. 

Ressalta-se que o preso tem direito a permanecer em silêncio, direito de saber quem é o policial que o prendeu, quais os motivos de sua prisão, e principalmente o direito de ser acompanhado na delegacia por seu advogado. 

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
delcid-advogado-criminal

Network Business Tower

Alameda Terracota, 185 – sala 901 – Torre Park – (Espaço Cerâmica) – São Caetano do Sul – SP

Contato

(11) 2376-0385
contato@delcidadvogados.adv.br

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 19:00

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2019 DelCid Advogados – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

Open chat