estelionato

Como me defender de uma acusação de estelionato?

De acordo com o artigo 171 do Código Penal, o crime de estelionato consiste no cometimento de quatro requisitos, são eles: 

  • obtenção de vantagem ilícita 
  • causar prejuízo a outrem 
  • utilização de meio ardil 
  • induzir alguém a erro. 

Dessa forma, a ausência de qualquer um desses pressupostos, implica no não enquadramento do tipo penal, podendo ser ate aplicado outro crime, mas não o que se refere a estelionato. 

Por se tratar de um crime contra o patrimônio, e não existindo na modalidade culposa, ou seja, o indivíduo não teve a intenção de cometer tal crime, a primeira modalidade de defesa seria a de desconfigurar a vontade do agente, na prática do ato. 

Uma segunda modalidade de defesa, seria a de que o indivíduo não tinha a intenção de causar prejuízo a ninguém, bem como, na execução do ato não obteve nenhuma vantagem indevida. 

Pode também ser alegado que a pessoa não foi levada a erro, e que tinha pleno conhecimento de seus atos, não sendo utilizado nenhuma estratégia para que fosse levada a erro. A defesa pode variar de acordo com cada caso, diante disso, tem-se a importância de contratar um advogado para melhor auxiliá-lo na defesa de processo de estelionato. 

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui)), será um prazer orientá-lo!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
delcid-advogado-criminal

Network Business Tower

Alameda Terracota, 185 – sala 901 – Torre Park – (Espaço Cerâmica) – São Caetano do Sul – SP

Contato

(11) 2376-0385
contato@delcidadvogados.adv.br

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 19:00

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2019 DelCid Advogados – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

Open chat