lawyer-or-judge-work-in-the-office_t20_XzO6lX

Entenda os principais impactos do “Juiz das Garantias”

Recentemente foi aprovado no Brasil o “pacote anticrime” o qual introduz no ordenamento um novo o juiz, das garantias, alterando a fase de investigação dos processos judiciais. Com isso, todo o processo criminal passaria pelas mãos de três magistrados.

Visando o controle da legalidade e a imparcialidade dos magistrados, o juiz das garantias ficaria responsável pela fase inicial do processo criminal, a fase de investigação criminal, salvaguardando todos os direitos fundamentais do acusado.

Desta forma, todo o processo criminal seria analisado por três juízes, sendo eles, primeiramente o juízo de garantias encarregado de toda fase de investigação, posteriormente o juiz responsável pela vara criminal que irá julgar o processo, e se for o caso, após o julgamento o juiz de execução da pena ficaria incumbido da aplicação e fiscalização da pena.

Alterando o quadro atual o qual previa que o juiz responsável pela primeira audiência, de custódia, realizada logo após a prisão em flagrante do agente, este ficaria encarregado por todas as fases processuais até a prolação de sentença.

Contudo, tal aprovação vem sendo drasticamente criticada, principalmente pelo déficit na quantidade de magistrado que o Brasil vem apresentando, e com mais essa divisão, careceria de ainda mais juízes para ocupar tais cargos, pois, tornaria-se inviável a relocação dos juízes que estão atuando.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
delcid-advogado-criminal

Network Business Tower

Alameda Terracota, 185 – sala 901 – Torre Park – (Espaço Cerâmica) – São Caetano do Sul – SP

Contato

(11) 2376-0385
contato@delcidadvogados.adv.br

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 19:00

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2019 DelCid Advogados – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

Open chat