Os crimes tributários são aqueles que têm relação direta com a atividade empresarial e, são cometidos geralmente por diretores, gestores e sócios das empresas. Para buscar evitar cometê-los, os proprietários podem tomar algumas medidas.
Ao abrir uma empresa de pequeno porte, e a enquadrar ao Simples Nacional, como medida para evitar alguns tributos, você pode acabar ocasionando uma fraude, pois o correto seria elaborar um planejamento tributário eficaz para compreender a opção mais adequada ao seu empreendimento.
Outra tentativa comum que acarreta fraude e a modificação de valores das notas de vendas, faturas, para pagar um valor mais baixo em impostos, ou até mesmo introduzir falsos livros fiscais, a penalidade para tais crimes podem ser altas gerando ainda mais despesas.
Ficar sempre atento ao recolhimento de impostos, para que não acarrete sonegação, e outro crime muito comum, e a prática do caixa 2, que busca evitar a prevalência de impostos, desta forma as empresas deixam de fazer os registros, entradas e saídas de fluxo de caixa. Apesar de muito comuns, e um crime tributário com penalidades estabelecidas.
Caso sua empresa esteja sendo acusada por algum desses crimes a melhor coisa a ser feita e procurar um advogado especialista para buscar a melhor solução. Como evitar que sua empresa pratique crimes tributários.
Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!